Filed Under:  Decoração

Confira boas dicas para manter limpeza eficiente

16th julho 2017   ·   0 Comments

Produtos corretos e medidas sustentáveis ajudam a conservar os condomínios

Quem nunca teve uma impressão ruim ao visitar um condomínio visivelmente sujo ou desarrumado? A limpeza e a conservação do edifício causam conforto visual para quem frequenta o local e garantem a saúde das famílias que convivem neste espaço comum.

Condomínios devem estar sempre limpos e com a manutenção em dia para garantir o bem-estar dos moradores e valorizar o patrimônio

Condomínios devem estar sempre limpos e com a manutenção em dia para garantir o bem-estar dos moradores e valorizar o patrimônio

Foto: Divulgação

Para ajudar administradores de condomínios e síndicos nesta tarefa, Nathalia Tiemi Ueno, diretora da Câmara de Prestadores de Serviços da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), selecionou algumas dicas. A primeira delas é a contratação de empresa de serviços que seja vinculada à sua respectiva associação setorial, no caso, a Abralimp.

“Além disso, é preciso verificar se a empresa possui qualificação para atuar no segmento, ou seja, se detém experiência e processos para executar as atividades necessárias”, orienta Nathalia.

O uso de produtos corretos para cada ambiente é mais uma indicação. “A importância de ter uma empresa especializada é a garantia de utilização de produtos de qualidade e limpeza específica para cada tipo de piso, ambiente, revestimento, entre outros, de forma a garantir o máximo de proteção e não afetar a saúde dos condôminos, sempre com o objetivo de preservação ao patrimônio”, diz.

Ter atenção às superfícies úmidas é outro cuidado. “Os cantos de cozinhas de salão de festas, banheiros e saunas também merecem um olhar especial. Afinal, sabemos que em superfícies úmidas existe maior proliferação de fungos. Portanto, para evitar o surgimento de bolor é necessário executar uma manutenção eficaz e periódica, sempre usando produtos bactericidas para reduzir o que já está ali e produtos bacteriostáticos para evitar essa proliferação”, ressalta a diretora.

Grandes áreas

Investir em equipamentos modernos para limpeza de grandes áreas pode ser uma boa iniciativa. “Locais como pátios, garagens e estacionamentos precisam ser limpos constantemente e a lavagem é inevitável. Para higienização, recomenda-se o uso das lavadoras de alta pressão, sopradores de folhas, aspiradores silenciosos, enceradeiras industriais e até mesmo o uso de carro funcional de limpeza para agilizar o processo”, afirma.

Por fim, para evitar desperdícios e gerar mais economia para o condomínio, vale adotar o sistema de reuso de água. “O sistema de captação de águas pluviais por meio de um reservatório é o mais indicado. O que acontece é que essa água é bombeada para fora do condomínio, ou seja, para a rua. Desta forma, sugere-se alterar essa saída para dentro do edifício, uma vez que a água captada poderá ser utilizada na limpeza das áreas comuns e na rega de jardins”, explica a diretora da entidade.

Readers Comments (0)





Procurar

Follow Us!