Filed Under:  Notícias

Engenheiro usa Macintosh de 27 anos para navegar na web

29th setembro 2015   ·   0 Comments

Há quem perca a paciência com computadores que foram comprados há poucos anos. É aquela coisa: a tecnologia evolui e você quer sempre a última novidade. Agora, o que dizer de navegar na internet com um computador comprado em 1988?

Foi o que fez o engenheiro americano Jeff Keacher: em seu blog, ele contou como fez para ligar seu glorioso Macintosh Plus (adquirido há cerca de 27 anos) à rede mundial de computadores. No mínimo um teste para a paciência – mas a aventura começou muito antes.

Image mac-plus-1024x682.jpg

Jeff Keacher teve as manhas de carregar uma página da Wikipedia em seu Macintosh Plus de 1988  (Reprodução Flickr / Jeff Keacher)

O objetivo de Keacher era introduzir seu velho Mac à web moderna. Intocado durante anos e anos, o americano tirou a poeira do aparelho e, após alguns segundos de uso, queimou uma placa do HD externo, que não aguentou a corrente elétrica após tanto tempo parado. Depois de alguma pesquisa, ele encontrou uma nova placa semelhante e continuou com o processo.

Keacher precisou encontrar um browser compatível e bolar um proxy para que o navegador pudesse se comunicar com páginas em CSS e Javascript, com protocolo HTTP. Foi preciso utilizar o Raspberry Pi para que o dispositivo aguentasse processamentos mais pesados. Várias outras adaptações foram necessárias, e você pode encontrar as descrições mais detalhadas no post escrito pelo americano (em inglês).

No fim da aventura, Keacher se mostrou bastante satisfeito com o resultado, que, segundo ele, ficou surpreendentemente decente: “Claro, a navegação ficou devagar demais, mas funcionou! Informações foram baixadas, páginas foram carregadas e links eram clicáveis. Até alguns formulários meio que funcionaram”, escreveu.

A lentidão, no entanto (e com certa obviedade), foi digna de nota: “Eu mencionei que ficou lento? Ficou lento. Muuuuito leeeento. Lento lento lento”, disse. Ele até publicou um vídeo no YouTube, que mostra que o Mac Plus levou dois minutos para ler um comando e outros quatro para carregar uma página:

via Canaltech

Readers Comments (0)