Filed Under:  Notícias

Z Camera E1 é uma GoPro que troca de lente

22nd julho 2015   ·   0 Comments

As empresas chinesas estão se tornando cada vez mais competitivas no mercado de câmeras. Depois da DJI conquistar o mundo dos drones e a Yongnuo começar a vender alternativas mais baratas para as lentes da Canon, mais uma startup chinesa está tentando sacudir a produção de conteúdo visual – a Z Camera. Seu primeiro produto internacional será a E1, uma câmera de lentes intercambiáveis parecida com as HERO da GoPro.

zcameranamao

Como se pode ver pela foto acima, essa câmera obviamente não foi desenhada para ficar na mão de um fotógrafo o tempo todo. Seu formato compacto é ideal para encaixar a câmera em lugares inusitados (ou para usá-la com o famigerado pau de selfie). Ainda assim, vale notar que a E1 por si só não possui nenhuma forma de proteção especial contra choques ou água. Mas, a Z Camera pretende lançar uma caixa estanque no futuro.

Seria possível argumentar que uma câmera estilo GoPro com lentes intercambiáveis não daria certo porque não existem grandes fabricantes de lentes individuais para o formato de sensor das HERO (que varia de 1/2,3″ até 1/2,7″). Mas é por isso mesmoq ue a Z Camera optou por um sensor maior no padrão Micro Four Thirds utilizado pela Olympus e pela Panasonic. Além de garantir uma qualidade  de imagem superior pelo simples fato de ser maior, esse sensor é compatível com um grande número de lentes de excelente qualidade.

O chip da E1 é fabricado pela Panasonic e captura fotos em 16 MP e vídeos em 4k DCI (4096×2160 a 24 FPS). Com essas especificações, seria razoável especular que esse é o mesmo sensor encontrado na excelente Panasonic GH4, uma câmera conhecida pela qualidade de vídeo. Além disso, ela vem com Wi-Fi e Bluetooth integrados para se comunicar com smartphones através de um app de controle remoto.

Um problema inerente a designs compactos é que não sobra muito espaço para a bateria. De fato, com 2 000 mAh de capacidade, a bateria da E1 não deve suportar sessões de gravação contínua muito longas, mas pelo menos ela é removível e a Z Camera promete entregar duas unidades com cada máquina.

Por enquanto, a E1 está sendo comercializada através de um projeto de Kickstarter que já ultrapassou o dobro da meta de arrecadação. Para adquirir uma, você precisa desembolsar pelo menos 600 dólares, mas essa é uma promoção limitada. O preço normal da E1 em um kit com a lente Panasonic 14 mm f/2.5 é 900 dólares.

Readers Comments (0)