Filed Under:  Games

Saiba quem pode substituir Satoru Iwata na presidência da Nintendo

16th julho 2015   ·   0 Comments

Desde a morte de Satoru Iwata no último domingo (12), a presidência da Nintendo está interinamente nas mãos de Shigeru Miyamoto, criador do Mario e um dos diretores de design da empresa, e Genyo Takeda, executivo de finanças e gerenciamento de recursos. Porém, segundo o jornal americano International Business Week, a lista de nomes que podem assumir definitivamente o posto de CEO é um pouco maior.

Os principais concorrentes são os já citados Miyamoto e Takeda. O primeiro é um velho conhecido dos fãs da Nintendo, sendo um dos designers mais antigos da empresa, além de criador de franquias de sucesso como Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox e o próprio Mario. Já Genyo Takeda, apesar de não ter a mesma fama, é outro veterano nos corredores da Nintendo.

Image shigeru-20150715155408.jpg

De certa forma, Takeda é considerado o primeiro designer de jogos da empresa. Em 1975, ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento do EVR Race, um jogo de hipismo para fliperamas com suporte para até seis jogadores. Esse foi o primeiro videogame da história da Nintendo, segundo o próprio Shigeru Miyamoto, que também trabalhou no título. Além disso, Takeda também se envolvou na produção do clássico de boxe Punch-Out.

Outro nome citado como possível substituto de Satoru Iwata é o de Reggie Fils-Aimé, presidente da Nintendo América. O executivo é uma das figuras mais conhecidas entre os fãs da empresa, tendo sido apresentador das conferências digitais da Nintendo na E3 pelos últimos dois anos. Porém, tratando-se de uma companhia japonesa tradicional, é pouco provável que alguém de fora do Japão seja escolhido para o cargo.

Satoru Shibata, atual presidente da Nintendo Europa, também aparece como candidato. No Velho Continente, ele é o apresentador das conferências virtuais Nintendo Direct. Ele também já foi CEO do braço australiano da empresa. Completam a lista Masahiro Sakurai e Tatsumi Kimishima: o primeiro teve uma trajetória semelhante a do falecido Iwata, começando como programador no estúdio HAL e participando do desenvolvimento de games como Super Smash Bros. e a franquia Kirby.

Já o segundo foi presidente da Nintendo América antes de Fils-Aimé, de 2002 a 2006. Ele também já comandou a Pokémon Company, empresa que é dona da marca Pokémon no mundo, e é hoje um dos membros da mesa de diretores da Nintendo.

Nenhum desses nomes foi confirmado oficialmente pela Nintendo, que não declarou quando o sucessor de Iwata será escolhido.

Fontes: Polygon e GeekWire

Readers Comments (0)