Filed Under:  Notícias

Commodore está de volta com um smartphone que roda jogos de Amiga

15th julho 2015   ·   0 Comments

Lembra da Commodore? A agora finada empresa lançou, no começo da década de 80, aquela que se tornaria a máquina mais vendida da história: o Commodore 64. Os números não são exatos, mas o total ficou entre 12,5 e 17 milhões de unidades entregues, com preços que começavam quase nos 600 dólares na época. O sucesso, porém, não salvou a marca da falência na década de 90. Mas eis que uma dupla de empreendedores italianos resolveu trazê-la de volta – e desta vez com um smartphone chamado Commodore PET.

commodorepet2

O nome faz referência ao primeiro computador da fabricante, lançado ainda em 1977. O PC rodava o Commodore BASIC 1.0 e a linha tinha modelos com 4 a 96 KB de memória RAM, além de um processador de 1 MHz inteiro. Já o smartphone virá com uma versão personalizada do Android 5.0, 2 ou 3 GB de RAM, entrada para dois SIMs 4G e cartão microSD e um chip 64-bit da Mediatek com oito núcleos e 1,7 GHz. Fechando o conjunto, a tela de 5,5’’ terá resolução de 1080p e as câmeras traseira e frontal terão 13 e 8 megapixels, respectivamente. Nada, porém, que torne o aparelho um high-end – no máximo um mid-end competente.

Mas se o Commodore PET não surpreende nas configurações (e muito menos no design com borda de metal e carcaça de policarbonato), o software ao menos traz uma surpresa: um emulador para rodar jogos do 64 e do Amiga, computador lançado pela velha marca em 1985. De acordo com uma reportagem da Wired, os programas serão versões adaptadas dos já conhecidos VICE C64 e Uae4All2-SDL, e os responsáveis pelo smartphone ainda pretendem incluir jogos dos PCs na memória do aparelho.

O novo PET deve ser lançado na Europa até o fim dessa semana, em duas versões diferentes e mais duas opções de cor: branco e bege, mesmo tom da carcaça dos computadores da década de 80. O modelo mais barato, de 300 dólares (cerca de 945 reais) terá 2 GB de RAM e 16 GB de capacidade de armazenamento, enquanto o mais caro, de 365 dólares (1150 reais) virá com 2 GB de RAM e 32 GB de espaço interno. Não há previsão de chegada no Brasil.

*Via Wired

Readers Comments (0)





Procurar

Follow Us!